20/12/2012
ORIENTAÇÕES PASTORAIS – QUEM PODE RECEBER O BATISMO:
(Bibliografia: “ORIENTAÇÕES E NORMAS DIOCESANAS PARA OS SACRAMENTOS” – DIOCESE DE PIRACICABA – SUB-REGIÃO CAMPINAS SUL 1 DA CNBB – páginas 12 e 13 – ano: 2014).
QUEM PODE RECEBER O BATISMO:
Item 11. São considerados “válidos” pela Igreja Católica os batismos realizados nas seguintes igrejas não católicas:
a. Igrejas orientais (“ortodoxas”, que não estão em comunhão plena com a Igreja Católica Romana, das quais, pelo menos, seis se encontram presentes no Brasil);
b. Igreja Vetero Católica;
c. Igreja Episcopal do Brasil (“Anglicanos”);
d. Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB);
e. Igreja Evangélica Luterana no Brasil (IECLB);
f. Igreja Metodista;
g. Outras igrejas pentecostais: Assembléia de Deus; Congregação Cristã do Brasil; Igreja do Evangelho Quadrangular; Igreja Deus é Amor; Igreja Evangélica Pentecostal “O Brasil para Cristo”; Exército da Salvação e outras.
Item 12. Um cristão batizado numa dessas igrejas não pode ser normalmente “rebatizado”, nem sequer sob condição. Entretanto, exige-se de quem já foi batizado, e desejam integrar-se na Igreja Católica, uma profissão de fé que seja formalizada em ato público perante a comunidade; por esta profissão de fé ele é recebido na Igreja Católica (cf. C.D.C. cân. 11). Feita a Profissão de Fé e, antes de receberem o Sacramento da Eucaristia, da Crisma ou do Matrimônio, precisa confessar-se com o Sacerdote. É necessário que tragam da Igreja onde foi batizado, um Atestado de Batismo.
Item 13. Há sérias dúvidas quanto à validade do batismo administrado pelas Igrejas Brasileiras (a ICAB e as dela derivadas que, não raro, se autointitulam “apostólicas!, “ortodoxas”, etc.) e pela Igreja Universal do Reino de Deus (segundo a orientação da assessoria canônica da CNBB, há dúvidas sobre a reta intenção deste grupo pentecostal). Nesses casos, deve-se batizar sob condição (cf. CNBB n. 25).
Item 14. São certamente considerados nulos os batizados feitos nas seguintes igrejas, seitas ou grupos religiosos:
a. Igreja Pentecostal Unida do Brasil (costuma batizar apenas “Em nome do Senhor Jesus” e não em nome de toda a Santíssima Trindade);
b. Mórmon ou dos Santos dos Últimos Dias (negam a divindade de Cristo, no sentido autêntico e, consequentemente, seu papel redentor);
c. Testemunhas de Jeová (negam a fé na Santíssima Trindade);
d. Ciência Cristã;
e. Messiânica ou da Unificação do Reverendo Moon;
f. Cientologia;
g. Grupos como os da Umbanda, Candomblé e outros menos conhecidos.
(Bibliografia: “ORIENTAÇÕES E NORMAS DIOCESANAS PARA OS SACRAMENTOS” – DIOCESE DE PIRACICABA – SUB-REGIÃO CAMPINAS SUL 1 DA CNBB – páginas 12 e 13 – ano: 2014).
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
A Malu Palmieri nos envia estas notícias = Curso de teologia: informações sobre o próximo ano!
20/12/2012
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
CURSO DE ESPIRITUALIDADE E TEOLOGIA FRANCISCANAS:
Querido(a) irmão(ã) em Cristo!:
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
ENCERRANDO O ANO LETIVO 2012 E INICIANDO 2013:
DIA 28 DE NOVEMBRO 2012, TEREMOS MAIS DETALHES SOBRE A MATRÍCULA 2013. A CERTEZA É QUE NÃO TEREMOS MATRÍCULAS PARA 1º ANO. A NOSSA SERÁ PARA O 2º ANO E ASSIM SUCESSIVAMENTE.
AS AULAS PODERÃO SER MINISTRADAS NO PRÉDIO DA CÚRIA DIOCESANA.
NO SEMINÁRIO SERÁFICO, TEREMOS "CURSO PARA AGENTES DE PASTORAL" E TAMBÉM "TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA", ÀS QUINTAS-FEIRAS.
SE, ACIMA, ESTIVER ESCRITO ALGO ERRADO, FAVOR AVISAR O QUANTO ANTES = lupneto@yahoo.com.br - estas informações tivemos ontem, dia 21 de novembro 2012.
COMO DESCRITO ACIMA, MAIS DETALHES TEREMOS NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, DIA 28 DE NOVEMBRO 2012.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS E O MENINO JESUS RENASÇA NO CORAÇÃO DE TODOS, PARA MELHOR SERVIRMOS AOS NOSSOS MAIS PRÓXIMOS,
EQUIPE DE COMUNICAÇÃO.
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
LINDO E VERDADEIRO... (Para reflexão):
Um garoto perguntou ao pai :
terça-feira, 9 de outubro de 2012
sábado, 29 de setembro de 2012
(É SÓ CLICAR ABAIXO)
http://teologiaparaleigos2.blogspot.com.br/
"A vocação está em nosso coração, mas o que o move é sempre um testemunho."
Dom Bruno Gamberini, Arcebispo de Campinas-SP
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
LIP DUB:
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
Dois artigos do Prof. Adelino:
A Coragem da verdade – por Adelino de Oliveira
Informações do Post
12 to “A Coragem da verdade – por Adelino de Oliveira”
Em um tempo tão marcado por vícios, os cristãos de hoje, como nas origens da moralidade cristã, são convocados a não perderem o entusiasmo por uma existência sedimentada na vivência de virtudes.
O Cristianismo, desde suas origens, instaurou uma dinâmica de moralidade singular, a reger o comportamento cotidiano de seus adeptos. Assim, os cristãos, ainda no ambiente da antiguidade, passaram a se distinguir na sociedade de então justamente por suas atitudes calcadas fundamentalmente na vivência de virtudes apreendidas no limiar do seguimento de Jesus.
As comunidades cristãs, sob a genuína inspiração dos impactantes ensinamentos de Jesus – que passou fazendo o bem –, buscavam viver a prática das virtudes no cotidiano da existência. Neste sentido, ao receber o batismo – sacramento de iniciação à vida cristã –, o convertido distanciava-se dos vícios do mundo para assumir plenamente uma nova existência, agora ancorada em outra perspectiva de moralidade. Os cristãos compreendiam que a vida cotidiana deve refletir a concepção de moralidade. Aliás, a moralidade apenas alcança sentido quando passa a expressar virtudes vividas na dinâmica do dia-a-dia, tendo em vista que estas últimas nada mais são do que belos hábitos.
Assim, a adesão à comunidade cristã exigia uma autêntica mudança de mentalidade (metanóia). O cristão passava a viver sob o auspício de uma comunidade, identificada pela fé em Jesus Salvador. Tal fé traduzia-se em ações morais, a guardarem certa objetividade: a vida de Cristo como modelo; o amor incondicional ao próximo; a vida ascética; a centralidade da oração; a escuta e a partilha da palavra; a vocação ao serviço; a comunhão fraternal na fração do pão; o cuidado para com os doentes; a sacralidade da família; a dignidade do humano (seja criança, escravo, mulher, doente, pobre etc.). Em duas palavras, para o cristão a vida definia-se na diaconia e na liturgia.
Em um tempo tão marcado por vícios, os cristãos de hoje, como nas origens da moralidade cristã, são convocados a não perderem o entusiasmo por uma existência sedimentada na vivência de virtudes. O projeto de vida revelado por Jesus Salvador interpela a cada cristão a fazer de sua existência cotidiana um autêntico testemunho de que na prática da moralidade cristã se desvela o único caminho para a realização plena do humano. E lembremos: o cristão toma uma postura firme, apartando-se de um mundo apelativo, prático, carregado de desejos e vontades vãs, quando levado a experimentar a espiritualidade genuína, calcada no exercício contumaz das mais belas virtudes.
* Adelino Francisco de Oliveira é Professor de Ética e Teologia na Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba (adelino.oliveira@terra.com.br)
O professor Adelino sempre perocupado com o conhecimento e com os problemas da sociedade. Trazer esta reflexão é uma possibilidade única de buscar internamente uma autoanalise de como estamos em relação a verdade.
Parabéns a toda equipe.
Eu me pergunto: – O que é a verdade? Existe uma única verdade? Uma “verdade incólume e transparente”? O que sabemos de nós e do outro é a verdade? Neste momento me lembro do apóstolo PAULO, hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como sou conhecido eu mesmo.Coríntios 13 12.
Parabéns pelo texto excelente! Abraço!
Não sei bem o sentido mais amplo do relativismo, mas não me agrada a idéia de algo que não se apóia em referências concretas e sustentáveis como norte para o desenvolvimento da sociedade.
Parabéns, e grande abraço.
Essa é a realidade que temos, precisamos nos mover nela e compor respostas a altura, mesmo que provisórias…